CONGRESSO EM JUNHO CRIARÁ NOVA CENTRAL DOS TRABALHADORES

Foi expressiva participação de trabalhadores de diversas categorias, estudantes, juventude e militantes dos movimentos social e sindical de todo o país marcou a Plenária Nacional de Organização do Congresso da Classe Trabalhadora, que lotou o Ginásio da Universidade Católica de Salvador (UCSAL – BA), durante o Fórum Social Mundial em Salvador, no dia 30 de janeiro deste ano. Marcado para acontecer em junho próximo, na cidade de Santos (SP), o Congresso fundará oficialmente a Nova Central dos Trabalhadores, instrumento de luta da classe em oposição ao governismo e peleguismo que marcam o atual movimento sindical brasileiro.

“Estamos dando um passo fundamental na construção da unidade da nossa classe, criando um instrumento autônomo, democrático e independente de governos e patrões. Mas precisamos organizar também aqueles trabalhadores que estão no subemprego, no desemprego ou na informalidade. Tenho certeza de que faremos um Congresso vencedor em junho”, afirmou Edson Carneiro (o Índio), representante da Intersindical.

O representante da Conlutas, Sebastião Carlos Pereira Filho [Cacau], frisou a importância da Nova Central para a reorganização geral da classe trabalhadora. “Hoje todos os movimentos combativos dos trabalhadores e contra a opressão sofrem as consequências das traições praticadas pela CUT governista. Daí a necessidade de organizar sobretudo os setores mais explorados da classe, como informais e terceirizados, o que é bastante difícil”. (com informações do Sindsprev-RJ)