Desembargador nega participação em venda de sentença

ALFREDO JUNQUEIRA – Agencia Estado

RIO DE JANEIRO – O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, defendeu-se da acusação de participar de suposto esquema de vendas de sentenças judiciais em sessão hoje do Órgão Especial do TJ-RJ. Ele alegou, entre outras coisas, que “dezenas” de colegas também são amigos e frequentam a casa do empresário e estudante de direito Eduardo Raschkovsky, mas não citou nomes.

Segundo reportagem publicada no domingo pelo jornal “O Globo”, o empresário oferece a políticos, empresários e tabeliães facilidades em processos em troca de vantagens financeiras. A matéria afirma que os valores das propinas variariam entre R$ 200 mil e R$ 10 milhões. A publicação afirma que o principal negócio seria o oferecimento de blindagem a políticos com problemas na Justiça na época em que Wider era presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) e liderava campanha pela impugnação das candidaturas dos chamados fichas-sujas.

“Conheci-o (Raschkovsky) através do colega desembargador, hoje aposentado, Antonio Lindbergh Montenegro, e desenvolvemos nossa amizade a partir de um prazer comum – apreciar bons vinhos – no que éramos partícipes de alguns grupos de apreciadores, dos quais estavam muitos dos colegas dessa Casa. Diria eu dezenas de colegas frequentaram a casa do Eduardo”, afirmou o corregedor-geral do TJ.

Após o discurso, de cerca de 10 minutos, nenhum dos outros desembargadores presentes se manifestou em apoio ou em repúdio às declarações de Wider. O desembargador disse que as denúncias são falsas e que o objetivo é tentar fazê-lo desistir de disputar a presidência do TJ, no ano que vem. Ele ainda informou que avisou previamente sobre a publicação da reportagem ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e ao presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já pediu a Wider informações sobre o caso. Em ofício enviado na tarde de ontem, o corregedor-geral do órgão, ministro Gilson Dipp, pede urgência dados detalhados em resposta à reportagem publicada por O Globo. No mesmo documento Dipp informa ao desembargador que o CNJ “promoverá as investigações disciplinares que o quadro recomenda”. Em seu discurso, Wider também havia anunciado que iria pedir ao CNJ que investigasse o caso.

Corregedor nacional pede esclarecimentos ao corregedor do TJRJ sobre suposta venda de sentenças

O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, encaminhou nesta segunda-feira (09/11) ofício ao corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Roberto Wider, em que pede “informações urgentes e detalhadas” sobre denúncias publicadas pelo jornal O Globo, neste domingo (08/11).

A reportagem fala sobre o suposto envolvimento de Wider com o empresário e estudante de Direito Eduardo Raschkovsky. Segundo O Globo, Raschkovsky usaria sua influência junto a magistrados – principalmente Wider – para negociar sentenças judiciais. No ofício, o ministro Gilson Dipp diz que as denúncias “estão a demandar pronto esclarecimento das autoridades locais”. O corregedor nacional também pediu não só a imediata informação sobre os fatos como o integral esclarecimento das condutas objeto da divulgação jornalística”. Ele assinalou ainda, no documento, que, “pelo teor e gravidade das ocorrências”, a Corregedoria Nacional de Justiça promoverá as investigações disciplinares “que o quadro recomenda”.

MB/SR
Agência CNJ de Notícias