ELEITOS TRÊS DESEMBARGADORES DO TJRJ

Três desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) foram eleitos, nesta segunda-feira, dia 11 de junho, pelo Tribunal Pleno da Corte (composto pelos 180 desembargadores do TJRJ) para compor o Órgão Especial do tribunal. Nagib Slaibi Filho, Adriano Celso Guimarães e Cláudio de Mello Tavares juntaram-se ao grupo formado por 25 desembargadores do tribunal, que integram a instância máxima da Justiça estadual, responsável, por exemplo, por processar e julgar o vice-governador e os deputados estaduais, nos crimes comuns, e determinar a perda de cargo, a remoção ou a disponibilidade de desembargadores e juízes.

Os dois primeiros entraram nas vagas destinadas aos magistrados de carreira, que ficaram vagas com o término do mandato de dois anos dos desembargadores Luiz Felipe da Silva Haddad e Sidney Hartung Buarque. Cláudio de Mello Tavares entrou pela vaga do Quinto Constitucional da OAB, no lugar de Mario Robert Mannheimer. Metade das vagas do órgão é eleita pelo Tribunal Pleno; a outra metade é destinada aos magistrados mais antigos, de acordo com a Resolução nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (com informações do Jornal do Commercio)