Skip to content

SIND-JUSTIÇA INGRESSA COM AÇÃO CONTRA O DESVIO DE VERBAS DO RIO PREVIDÊNCIA

O Sind-Justiça está ingressando com ação civil pública, com pedido liminar, contra a retirada de verbas do Rio Previdência, promovida pelo Decreto 49.292/2024, que consente com o desvio dos royalties do Estado do Rio para a quitação de dívidas com a União.

Esses recursos são considerados essenciais para o custeio do Rio Previdência, por isso esse ato do Governo do Rio de Janeiro coloca em risco a solvência do fundo e compromete o pagamento de aposentadorias e pensões.

O advogado Jean P. Ruzzarin, do escritório Cassel Ruzzarin Advogados, que atua exclusivamente em defesa de servidores públicos, afirma que “o decreto é ilegal e lesivo ao patrimônio público, pois a destinação das verbas à previdência dos servidores é assegurada pela constituição e pela lei, de modo que não pode um mero ato inferior causar tamanho prejuízo ao sustento alimentar dos inativos e pensionistas”.

Para o Sind-Justiça, a preocupação com a medida é crescente. “O desvio dos recursos do Rio Previdência compromete diretamente a segurança financeira de milhares de servidores e suas famílias. A previdência é um direito fundamental, e ações como esta podem desestabilizar a vida de muitos trabalhadores que dependem dessa renda para sobreviver após anos de serviço ao estado.”

A mobilização do sindicato visa não apenas a defesa dos direitos dos servidores atuais, mas também das futuras gerações, que poderão enfrentar ainda mais dificuldades para garantir uma aposentadoria digna.

SIND-JUSTIÇA

DIREÇÃO GERAL
Alzimar Andrade
Luiz Otávio Silveira

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Postagens

COMUNICADO À CATEGORIA (02/07/2025)

COMUNICADO À CATEGORIA (02/07/2025) CRÉDITO DOS BENEFÍCIOS DO 13° – O pagamento da metade do plano de saúde para os aposentados e metade do auxílio-alimentação

RECADASTRAMENTO APOSENTADOS FINAL 5

Lembramos que JULHO é o mês de recadastramento das matrículas com final 5, de acordo com o Aviso TJ 30/2025. SIND-JUSTIÇADIRETORIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTASRosangela