Fenajud e Fenajufe farão pesquisa sobre a saúde dos servidores do Judiciário. Saiba como participar

Ações efetivas para combater os problemas que afetam os servidores do Judiciário só podem ser planejadas a partir de um diagnóstico completo. Por isso, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), em parceria com professores da Universidade de Brasília (UnB), irão realizar a pesquisa Saúde no Judiciário.

O estudo está sendo desenvolvido com o auxílio dos docentes do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB Ana Magnólia Mendes e Emílio Peres Facas.

O levantamento irá medir os efeitos das condições laborais na saúde dos servidores. A expectativa é que o estudo identifique situações de sofrimento emocional e psicológico no ambiente de trabalho, além de doenças musculares e transtornos posturais causados pela rotina.

Participação dos servidores do Rio de Janeiro é fundamental

De acordo com o diretor de assuntos jurídicos do Sindjustiça-RJ, José Carlos Arruda, a participação dos serventuários do estado é importante para que o sindicato e a Federação possam traçar estratégias de combate a doenças ocupacionais e situações abusivas no Judiciário.

“Os desmontes no Judiciário não têm efeitos negativos apenas no resultado do trabalho e no aspecto político. O corpo e a mente sofrem com a precarização das condições laborais. A pesquisa será um instrumento de luta para que possamos identificar os principais percalços que interferem na saúde dos servidores e enfrentar esses desafios com medidas práticas”, explica Arruda.

O questionário será disponibilizado online a partir do dia 22 de outubro. Os dados serão tratados com total sigilo e o tempo médio para preenchimento das respostas será de apenas 15 minutos. Todos os dados extraídos do levantamento serão enviados para um banco de dados gerenciado pelos pesquisadores da UnB. A plataforma irá computar as informações e traçar um quadro geral dos principais problemas enfrentados pela categoria.

A pesquisa faz parte da programação especial para o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 deste mês. O resultado do trabalho também será apresentado por estado e por tribunal, traçando um retrato do Tribunal de Justiça. O lançamento da pesquisa Saúde no Judiciário será acompanhado por ações de conscientização e diálogo sobre saúde laboral em todo o Brasil.

Fonte: Sindjustiça-RJ