IDOSOS NÃO PRECISAM MAIS APRESENTAR RIO CARD EM ÔNIBUS NO RIO

A Justiça decidiu que quem tem mais de 65 anos não precisa mais apresentar o cartão Rio Card para embarcar gratuitamente em transportes públicos no Rio. A decisão é de desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que aceitaram pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência. Agora, os idosos precisam se identificar apenas com a carteira de identidade para ter direito a andar de graça em qualquer linha de ônibus municipal.

A decisão foi tomada no dia 16 de junho durante sessão pública no Tribunal de Justiça do Rio. Por isso, segundo a promotora de Justiça Eliane Almeida de Abreu Belém, não há necessidade de que a Fetranspor ou o Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus) sejam notificados.

De acordo com a promotora, cerca de 80% das reclamações feitas nas promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência estão relacionadas a problemas com o Rio Card. “Os idosos têm dificuldade em conseguir o cartão. Cerca de 80% das reclamações estão relacionadas ao acesso gratuito, sobretudo em ônibus. Os idosos reclamam, também, que alguns motoristas não param nos pontos. Nossa expectativa é de que agora os idosos sejam tratados com mais”, disse.