INFLAÇÃO SEMANAL AUMENTA NAS SETE CAPITAIS PESQUISADAS PELA FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) aumentou nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no levantamento de 7 de setembro. De acordo com dados divulgados hoje (9), a maior elevação foi observada em São Paulo, cuja taxa passou de 0,39% na apuração da semana anterior (31 de agosto) para 0,85%.

De acordo com o documento, o resultado da capital paulista foi pressionado por quatro das sete classes de despesa. Ficaram mais caros no período itens de vestuário (de -0,41% para 1,10%), alimentação (de 0,99% para 2,26%), educação, leitura e recreação (de 0,16% para 0,23%) e habitação (de 0,19% para 0,21%).

Os resultados das outras capitais foram: Rio de Janeiro (de 0,40% para 0,72%), Recife (de 0,21% para 0,44%), Salvador (de 0,43% para 0,61%), Porto Alegre (de 0,37% para 0,52%), Brasília (de 0,56% para 0,68%) e Belo Horizonte (de 0,58% para 0,69%).

O IPC-S de 7 de setembro, para o conjunto do país, ficou em 0,74% e superou em 0,34 ponto percentual o resultado da apuração anterior. A taxa foi a mais elevada desde a terceira semana de maio de 2011, quando o índice ficou em 0,96%. As maiores altas ocorreram no grupo alimentação (de 1,76% ante 0,80%), com destaque para as frutas (de 7,47% para 13,77%) e as hortaliças e os legumes (de -4,15% para -1,49%). (informações da Agência Brasil)