Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

JUDICIÁRIO ESTADUAL: TRIBUNAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE DE 7,3% PARA OS SALÁRIOS

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio aprovou ontem (28) a proposta de reajuste de 7,3% para os salários dos servidores do Poder Judiciário estadual. O percentual é retroativo a maio, data-base dos serventuários. O aumento será encaminhado para votação na Alerj (Assembléia Legislativa do Rio), que está em recesso e retoma os trabalhos em agosto.

Segundo o TJ, a idéia é pagar o aumento a partir dos salários de agosto, que saem em setembro. Mas essa previsão depende de quanto tempo a Alerj vai demorar para apreciar o projeto. Se for confirmado, o reajuste vai beneficiar 20 mil servidores da Justiça, sendo quatro mil inativos. Após a aprovação dos deputados, o aumento ainda terá que receber a sanção do governador Sérgio Cabral.

Os serventuários têm reajustes anuais, mas, no ano passado, foram nivelados por baixo. O aumento, aprovado pelo Órgão Especial, seria de 9,77%, somadas as perdas salariais e o IPCA acumulado entre 1º de maio de 2006 e 30 de abril de 2007. No entanto, o governador acabou concedendo 4% para a categoria, em meio à crise com os servidores de Saúde, Educação e Segurança Pública. Os três setores considerados prioritários pelo governo teriam um aumento de 25% parcelado em 24 vezes, mas protestaram e acabaram ficando com 4% de uma vez só. Para não criar um mal-estar ainda maior, o governo resolveu dar o mesmo índice para o pessoal do Judiciário, o que deixou a categoria ressabiada em relação ao aumento salarial para este ano. (Coluna do Servidor de O Dia)

Compartilhe