MENOS DE 72H APÓS DELEGADA DETER POSSÍVEL ROUBO DE APARELHOS, IASERJ VOLTA A SER “SAQUEADO”

A Secretaria estadual de Saúde voltou a retirar equipamentos do Hospital Central do Iaserj nesta segunda-feira (20/8). Para evitar o controle dos servidores e usuários que fazem vigília contra a demolição da unidade, as entradas do hospital foram trancadas e até funcionários do Instituto foram impedidos de entrar.

A operação desmonte transcorreu durante todo o dia e segue sendo feita à noite, como informam servidores que se encontram no local. Um caminhão-baú deixou o hospital há pouco, por volta das 19 horas desta segunda.

A retirada ocorre menos de 72 horas depois de a delegada da 5ª Delegacia Policial, Karina Reguf, ter atendido à denúncia de servidores de que aparelhos do hospital estavam sendo retirados ilegalmente da unidade em carro particular, sem identificação e sem as documentações necessárias para a transferência de bens públicos de um local para outro.

RETIRADA DE EQUIPAMENTOS BARRADA — Na sexta-feira (17), sem que os funcionários da Secretaria soubessem explicar o que estava sendo retirado e para onde iria, a delegada resolveu apreender os aparelhos, que acabaram depositados na sede da associação dos servidores do Hospital do Iaserj — nenhuma autoridade da Secretaria de Saúde aceitou recebê-los de volta. O episódio ocorreu na sexta-feira (17) e levou ao local os deputados estaduais Janira Rocha (PSOL) e Paulo Ramos (PDT), que qualificaram o que estava acontecendo de “roubo” de patrimônio público.

A delegada chegou a ameaçar apreender o carro de passeio que transportava os aparelhos, que pertenceria à empresa Rio Med, mas acabou liberando o veículo após técnicos da polícia terem feito perícia nele. Os aparelhos periciados seguem depositados na sede da associação, mas outros equipamentos, como camas, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e até cadeiras odontológicas, estas últimas doações específicas para o Hospital Central do Iaserj, foram retirados nesta segunda. Não há informações para onde estão sendo levados e nem garantia de que haverá qualquer controle sobre o destino deles.

REUNIÃO DO MUSPE — Servidores que se dirigiram ao local para participar da reunião do Muspe (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais) foram impedidos de entrar na unidade, inclusive funcionários do Iaserj. Parte dos trabalhadores se encontra dentro da unidade, parte de está do lado de fora.

Mas insistem em fazer a reunião e em manter a resistência contra a demolição do hospital, projeto do governador Sérgio Cabral Filho em parceria com o governo de Dilma Rousseff, que pretende utilizar a área para expandir as dependências do Inca (instituto Nacional do Câncer), que possui uma unidade ao lado, construída, aliás, em área doada, décadas atrás, pelo próprio Iaserj. (informações do Sindsprev-RJ)