NÃO HAVERÁ REAJUSTE DE SERVIDORES ESTE ANO, DIZ MINISTRO DO PLANEJAMENTO

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou na noite desta segunda-feira (10) que o governo federal não tem condições de promover reajuste aos servidores públicos neste ano. Bernardo falou com os jornalistas ao sair de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e dirigentes de alguns órgãos e autarquias públicas.

“Não tem previsão de reajustes salariais para 2010. Não tem no Orçamento e não temos condição de colocar. Nós ainda temos que pagar em julho aquilo que foi votado anteriormente”, afirmou o ministro.

De acordo com Bernardo, o presidente fez uma recomendação para que nenhum membro do governo leve os trabalhadores a acreditar que ainda há espaço para negociação, e alegou que a atual gestão não será “irresponsável” em deixar dívidas para o próximo governo.

Segundo Paulo Bernardo, pelo menos seis órgãos, entre eles o Incra e o Ibama, estão com funcionários em greve por reajuste salarial. Em sua avaliação, é “natural” que os servidores pressionem por maiores vencimentos antes de 1º de julho — quando, por lei, o governo fica impedido de assinar compromissos que possam ser interpretados como eleitoreiros. Na reunião ficou definido que, se as paralisações forem consideradas ilegais, haverá desconto no salário dos servidores. (informações do UOL Notícias)