Skip to content

ONG tem projeto de praça comunitária em Duque de Caxias. Saiba como ajudar!

O bairro Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias, viu sua expansão acontecer em um contexto precário. Entre 1976 e 2012, o local abrigou o maior aterro sanitário da América Latina. Após décadas de abandono pelo poder público, hoje, a população ainda enfrenta graves problemas de infraestrutura e acesso a serviços básicos que deveriam ser proporcionados pelo governo.

Pensando nisso, uma Organização Não-Governamental (ONG) chamada Fundação TETO tem se reunido com o Fórum Comunitário do Jardim Gramacho desde 2013 para construir soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem na região.

O projeto mais recente da entidade, elaborado em conjunto com os moradores, é a construção de uma praça comunitária na Rampinha, comunidade que integra o bairro. A ideia surgiu da lacuna causada pela falta de áreas de lazer na região. O plano é criar um espaço multiuso, que tenha áreas de convivência, brinquedos para crianças e equipamentos de musculação.

Na opinião da diretora de saúde e condições do trabalho do Sindjustiça-RJ, Gabriela Garrido, a construção desse tipo de estrutura tem um papel social importante diante da ausência do Estado na região. “Falta o básico na Rampinha, incluindo saneamento, energia elétrica e água potável. A praça comunitária fará uma diferença enorme no dia a dia e cidadania dos moradores”, afirma.

O sindicato convida os serventuários a conhecerem e apoiarem a iniciativa. A solidariedade também é revolucionária!

Como posso ajudar?

A TETO atua com duas modalidades de apoio: contribuições financeiras e o trabalho de voluntários.

O programa de voluntariado funciona em diversas frentes. É possível se oferecer para ajudar com a arrecadação de recursos ou até mesmo para literalmente colocar a mão na massa, trabalhando na construção dos projetos. Servidores que queiram ser voluntários podem obter mais informações diretamente com a ONG, pelo e-mail info.rj@teto.org.br ou pelo telefone (21) 3546-9617.

As contribuições financeiras são essenciais para que a praça comunitária do Jardim Gramacho saia do papel. A estimativa é que os materiais de construção necessários para o projeto custem cerca de R$ 15 mil reais.

As instruções e modalidades de colaboração estão listadas no site oficial da TETO, que pode ser acessado neste link.

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega José Wilson Braga Tostes, ocorrido no dia 16/04/2024. José era bastante conhecido por todos pelo apelido de

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega NATANAEL DE SOUZA RAMOS, aposentado, da Comarca deCampos dos Goytacazes. Natanael sempre participava de todas as atividades