Skip to content

PESQUISA MOSTRA ÍNDICE DE CONFIANÇA NA JUSTIÇA

Uma pesquisa divulgada nesta terça, dia 1º, pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o índice de confiança na Justiça é de 65 pontos, numa escala de 0 a 100. O índice — batizado de ICJBrasil — será divulgado trimestralmente.

Segundo o levantamento, realizado em sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Porto Alegre), o índice foi calculado a partir de dois subíndices: percepção, que avaliou a qualidade do serviço prestado pela Justiça e atingiu 50 pontos; e comportamento, que avaliou se a população recorre ao Judiciário para solucionar determinados problemas e atingiu 80 pontos.

Vale ressaltar que o subíndice de comportamento alavancou o de percepção, ou seja, a população tende a confiar pouco na Justiça, mas, apesar disso, utiliza os serviços do Judiciário. O levantamento excluiu direito penal do processo porque, nesses casos, o Estado é obrigado a atuar, independentemente da vontade do cidadão. A pesquisa ouviu 1.636 pessoas nas sete capitais durante os meses de abril, maio e junho. (informações do Jornal do Commercio)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega José Wilson Braga Tostes, ocorrido no dia 16/04/2024. José era bastante conhecido por todos pelo apelido de

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega NATANAEL DE SOUZA RAMOS, aposentado, da Comarca deCampos dos Goytacazes. Natanael sempre participava de todas as atividades