Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

PESQUISA MOSTRA ÍNDICE DE CONFIANÇA NA JUSTIÇA

Uma pesquisa divulgada nesta terça, dia 1º, pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o índice de confiança na Justiça é de 65 pontos, numa escala de 0 a 100. O índice — batizado de ICJBrasil — será divulgado trimestralmente.

Segundo o levantamento, realizado em sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Porto Alegre), o índice foi calculado a partir de dois subíndices: percepção, que avaliou a qualidade do serviço prestado pela Justiça e atingiu 50 pontos; e comportamento, que avaliou se a população recorre ao Judiciário para solucionar determinados problemas e atingiu 80 pontos.

Vale ressaltar que o subíndice de comportamento alavancou o de percepção, ou seja, a população tende a confiar pouco na Justiça, mas, apesar disso, utiliza os serviços do Judiciário. O levantamento excluiu direito penal do processo porque, nesses casos, o Estado é obrigado a atuar, independentemente da vontade do cidadão. A pesquisa ouviu 1.636 pessoas nas sete capitais durante os meses de abril, maio e junho. (informações do Jornal do Commercio)

Compartilhe