PIA: conheça a reivindicação do sindicato para o Programa de Incentivo à Aposentadoria

A luta do Sindjustiça-RJ pela reversão das mudanças no Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA) começou em 2017, quando o modelo foi alterado e passou a forçar os serventuários que optavam pela modalidade a saírem de seus cargos em até 60 dias.

Desde então, a entidade tem estado em constante diálogo com a administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para resolver a questão e voltar a garantir que a categoria tenha direito a aderir ao PIA em termos que possibilitem seu planejamento a longo prazo e o recebimento de todos os direitos vinculados à iniciativa.

O sindicato considera que não há motivos para que não seja feita uma reformulação do programa, já que a medida representaria ganhos para ambos os lados — tanto para o TJ como para os servidores.

No ano passado, a diretoria protocolou um requerimento junto à administração solicitando a mudança no PIA. Em 2019, a pauta é uma das prioridades do sindicato, que considera inadiável a resolução do impasse.

O Programa é um dos pontos do abaixo-assinado do sindicato, que começou a ser passado pelas mãos dos serventuários nas assembleias regionais.

O tema seria abordado na reunião da entidade com a administração do Tribunal, que foi cancelada pela administração poucas horas antes do encontro sem nenhuma justificativa, em um grande descaso com a categoria. A pauta segue como uma das prioridades para o próximo encontro da diretoria com o presidente do TJRJ, Claudio de Mello Tavares.

É imprescindível que todos os servidores assinem o abaixo-assinado, para fortalecer a luta pela reestruturação do PIA. Quem não vive na capital pode informar ao representante sindical de sua região seu desejo de contribuir.

Fique por dentro

Todas as atualizações sobre o assunto serão publicadas no site do Sindjustiça-RJ e compartilhadas na página da entidade no Facebook (Facebook.com/sindicatoSindjusticaRJ).

Cadastre-se também na lista de transmissão do sindicato pelo WhatsApp para receber as novidades sobre a reivindicação em primeira mão diretamente no seu celular. Basta salvar o número (21) 99909-5582 na agenda do seu telefone e, em seguida, enviar uma mensagem informando seu nome completo e local de trabalho.

Fonte: Sindjustiça-RJ