PLANOS DE SAÚDE APRESENTAM NOVO REAJUSTE

Desde o início de agosto, os usuários de planos de saúde individuais e familiares têm uma nova alteração em seu contrato. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estipulou um reajuste de até 7,69% para estes modelos contratados a partir de 1999, com aniversário entre maio de 2011 e abril de 2012. De acordo com a agência, o percentual deverá atingir 8 milhões de consumidores do país.

A correção só poderá ser aplicada a partir da data de aniversário do contrato, com permissão de cobrança de valores retroativos se a defasagem for de até quatro meses. No caso dos planos coletivos, a negociação é diretamente entre os contratantes e as operadoras.

Segundo a ONG de defesa do consumidor Proteste, consumidores com contrato cuja data de reajuste anual é maio serão penalizados porque deverão pagar a mensalidade acrescida dos valores retroativos até outubro. A entidade ainda sugere que o usuário fique atento, pois o índice ficou além da inflação do período, que chegou a 6,4%.

A partir de agosto, é importante que o consumidor observe nos boletos se o percentual, o valor absoluto do aumento e a cobertura estão corretamente identificados. E a ANS orienta: se houver dúvidas, o usuário deve consultar sua operadora ou entrar em contato com a agência por telefone (0800-701-9656) ou pelo site.

Caso o consumidor resolva reavaliar suas opções, é bom lembrar que, além do reajuste estipulado anualmente, o preço do plano de saúde pode mudar bastante de valor dependendo da operadora, da cidade e, naturalmente, da faixa etária. Por isso, a regra é pesquisar diferentes empresas e propostas antes de fechar qualquer negócio. (informações do site do Proteste)