O governo do Rio protocolou, ontem, em Brasília, a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. Em reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, o Rio apresentou toda a documentação necessária para a adesão.
A partir de agora, o jeito será esperar pela avaliação dos técnicos da Fazenda e do Tesouro Nacional, para sabermos de o acordo poderá ser homologado pelo presidente Michel Temer. A conta, entre os integrantes do governo estadual, é de mais 20 dias para a homologação. E, depois disso, mais 60 dias para que o funcionalismo receba tudo o que é devido, além de não sofrer mais com atrasos até o fim do ano.
— A operação de crédito é até 60 dias após a homologação do Plano de Recuperação. Se a operação sair em setembro, imediatamente regularizamos os salários — disse o secretário de Fazenda do Rio, Gustavo Barbosa.
Enquanto o governo se preocupa com o plano, os servidores lamentam a falta de uma previsão concreta sobre o pagamento do que é devido. São 204 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas que aguardam o pagamento de maio. Até aqui, somente R$ 550 foram depositados. O resto é devido. Isso sem contar o salário de junho e o 13º de 2016.
A previsão mais otimista é de encerrar a dívida sobre os salários mensais a partir do dia 16, com a entrada da receita do leilão da operação das operações bancárias feitas pelo governo do Rio.
FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/rio-celebra-adesao-regime-mais-de-204-mil-servidores-seguem-sem-salario-de-maio-21653288.html