SERVIDORES DE TODO PAÍS VÃO PROTESTAR DIA 20 NA RIO+20

Os servidores públicos devem caminhar juntos na Marcha da Cúpula dos Povos, manifestação do evento paralelo e crítico à Rio+20 que acontecerá na tarde do dia 20 de junho, quarta-feira, no Centro do Rio de Janeiro. A concentração será próximo à Candelária, a partir das 15 horas.

Além da denúncia da ineficácia ambiental do evento oficial da ONU, a coluna do funcionalismo na marcha defenderá o fim da política de congelamento salarial e precarização da vida dos servidores e dos serviços públicos no país. Representações da categoria em praticamente todos os estados devem participar do protesto.

A formação de uma coluna de servidores na manifestação, que deve reunir trabalhadores das três esferas de governo, foi definida pelas entidades sindicais nacionais da categoria reunidas no Fórum Nacional dos Serviços Públicos. A atividade integra a campanha salarial conjunta dos servidores, que pretendem, ainda, fazer um ato específico no mesmo dia no Rio, cujos local e hora ainda não foram definidos. A Cúpula dos Povos fará, além disso, um ato no Riocentro, próximo ao local onde se desenrola a conferência oficial, pela manhã do dia 20.

Os servidores querem chamar a atenção para as condições dos serviços públicos do país, a privatização de muitos setores e o modo como os governantes tratam os servidores. O protesto acontece em meio ao processo de deflagração da greve nacional dos servidores públicos federais e da mobilização dos trabalhadores estaduais do Rio. (informações do Sindsprev-RJ)