SERVIDORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL ESTÃO DE BRAÇOS CRUZADOS

Os servidores do Judiciário Federal de diversos estados estão paralisados por 48 horas desde ontem, 11 de novembro. A paralisação é para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a enviar o anteprojeto de lei que prevê o reajuste da categoria, cujos salários estão congelados desde janeiro.

Desde outubro de 2008 tinha sido instalada mesa de negociação composta pelas entidades de servidores, Supremo Tribunal Federal e demais tribunais superiores, com vistas a elaborar projeto de Plano de Carreira que contemplasse as reivindicações dos servidores. Com o impasse e alongamento excessivo da negociação, definiu-se pela elaboração de projeto de Revisão Salarial, com atualização da tabela salarial, buscando aproximar as remunerações dos servidores do Judiciário Federal àquelas já praticadas nas principais carreiras do Poder Executivo.

No último dia 07 de outubro, o projeto foi fechado pelos tribunais superiores. A partir daí, o STF se comprometeu a enviá-lo até o dia 19 do mesmo mês para o Congresso, o que não ocorreu por interferência de associações de magistrados e procuradores, que enviaram oficio ao STF manifestando-se contrários aos valores de remunerações propostos no projeto, o que causou grande indignação aos 117 mil servidores do Judiciário Federal no país.

A paralisação busca garantir o imediato envio do projeto ao Congresso Nacional, onde ainda será necessária muita articulação e pressão para sua aprovação, pondo fim ao congelamento já em curso e que ameaça estender-se para o próximo ano. (com informações do Luta Fenajufe)