SERVIDORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL INICIAM GREVE EM SETE ESTADOS

Servidores do Judiciário Federal em sete estados decidiram, nesta quarta-feira (17/11), entrar em greve por tempo indeterminado para pressionar o governo a negociar os recursos para a aprovação de plano de cargos e salários da categoria.

Em cinco estados — RS, MT, BA, AL e ES — a paralisação atinge todos os ramos do da Justiça: Federal, Eleitoral e do Trabalho. No Amazonas e nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a greve atinge apenas a Justiça do Trabalho.
No Rio de Janeiro, os servidores decidiram começar greve por tempo indeterminado a partir da quinta-feira (25) da semana que vem.

Quarta-feira também foi marcada por paralisações de 24 horas em todo o Judiciário Federal de Minais Gerais e de São Paulo. Nos dois estados, os servidores marcaram novas paralisações para a semana que vem com o intuito de fortalecer o movimento e tentar mobilizar a categoria para a realização de greve.

Outros oito estados — SC, MA, RJ, PE, PI, PA, MS e PR — tiveram atos menores, todos com o objetivo de mobilizar as categorias a aderir a uma paralisação nacional. “Queremos forçar o governo a dar encaminhamento aos projetos de lei que tratam dos aumentos. Estamos mobilizados por uma participação mais efetiva que possibilite a deflagração da greve”, diz José Carlos de Oliveira, coordenador-geral da Fenajufe (Federação dos Servidores do Judiciário Federal).

O plano de cargos e salários significaria um aumento médio de 56% nos ganhos dos servidores. Estima-se que o reajuste teria um impacto de R$ 7,2 bilhões ao ano para o Judiciário. O presidente do STF, Cezar Peluso, já disse publicamente ser favorável ao plano. No entanto, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), chamou de “delirante” o aumento pretendido. (Fonte: Folha de S. Paulo)