Sindjustiça-RJ realiza debate sobre o histórico da organização e da resistência dos trabalhadores no Brasil

Para contribuir com a conscientização e formação política dos serventuários, o Sindjustiça-RJ realizará o debate História da Organização e Resistência dos Trabalhadores do Brasil, com a professora Ana Maria Almeida da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF).  O encontro será no dia 30 de maio, às 16 horas, no auditório da entidade.

A atividade faz parte do ciclo de palestras que o sindicato realiza periodicamente. “Estamos trazendo este tema para o debate porque nosso país vem atravessando um período profundamente conturbado, marcado pelo acirramento de posições que são assumidas, muitas vezes, por falta de conhecimento histórico”, afirma a diretora de organização político-sindical, Ana Paula do Couto Alves.

“A história nos comprova que muitas conquistas foram decorrentes das inúmeras lutas travadas pelos trabalhadores. Por isso, não podemos perder no horizonte o papel fundamental do movimento sindical na organização da classe trabalhadora”, complementa Ana.

Palestrante

Ana Maria Almeida da Costa é docente da UFF. Ela é graduada em Serviço Social pela UFF, com mestrado em Educação pela UFF e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Serviço Social e Educação, com ênfase em políticas públicas e movimentos sociais, estudando principalmente a temáticaagrária e o campesinato, além da questão do Estado e da violação de direitos.