Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

SOLIDARIEDADE

A CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), à qual o Sind-Justiça é filiado, lançou uma campanha nacional em solidariedade à greve dos serventuários. Leia abaixo a nota:

“É PRECISO APOIAR A GREVE DOS SERVIDORES DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO!

Depois de terem esperado 23 anos, foi dada decisão judicial garantindo aos servidores da justiça do Rio de Janeiro o direito a um reajuste devido e atrasado de 24%. Entretanto, o governador do Estado Sérgio Cabral se recusa a pagar ao que foi condenado, e o presidente do tribunal, desembargador Luiz Zveiter, que havia se comprometido em dar uma solução no dia 18, estão tratando o assunto com descaso. Por isso os servidores entraram em greve no último dia 18, para exigir que o governador cumpra a decisão. A greve começou forte e vem crescendo, mas enfrenta duras medidas de repressão, demandando a solidariedade de outras categorias.

Há um processo de repressão, cujo objetivo é intimidar a greve. Dirigentes sindicais tiveram sua liberação suspensa, ativistas da categoria vêm sofrendo remoções e há ameaças de mais retaliações.

Os 24% resultam de uma campanha iniciada desde 1987 quando o governador da época, Moreira Franco, concedeu reajuste de 70,5% para todo o funcionalismo estadual, sem incluir o pessoal da Justiça. Desde 1988 a categoria vem brigando em todas as instâncias judiciais contra o governo do Estado. Em 1998, o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), administrativamente, reconheceu o direito e concedeu um reajuste de 10% para todos os servidores, deduzindo este percentual dos 70% pretendidos. Em setembro passado, o processo chegou ao seu final decidindo que o Estado deveria pagar os 24% aos serventuários.

Os servidores da Justiça do Rio de Janeiro pedem que enviem moções de apoio à greve e moções de repúdio ao governador do Rio de Janeiro e a o Tribunal de Justiça daquele estado, que deverão ser encaminhadas para os seguintes e-mails: sindjustica@sindjustica.org.br, assessoria.imprensa@oabrj.org.br (OAB-RJ), gabpresidencia@tjrj.jus.br (Presidência do TJRJ) e telmaoliveira@gabgovernador.rj.gov.br (Gabinete do governador Sérgio Cabral)”.

Compartilhe