VALENÇA TERÁ NOVA ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM FEVEREIRO

O município de Valença, na região sul fluminense, terá nova eleição para prefeito no dia 6 de fevereiro de 2011. A data do novo pleito foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que aprovou por unanimidade resolução que fixa as regras para a eleição suplementar no município.

Valença, com 66 mil habitantes e 56 mil eleitores, tem como prefeito interino desde junho o presidente da Câmara de Vereadores do município, Luiz Fernando Furtado da Graça, o Fernandinho Graça (PP). Ele assumiu o cargo devido à cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do prefeito Vicente Guedes (PSC) e de sua vice, Dilma Dantas Mazzeo, do mesmo partido. O TSE julgou irregular a eleição, em 2008, de Guedes, pelo fato de ele e Dilma terem administrado, por dois mandatos consecutivos, o município vizinho de Rio das Flores.

De acordo com a resolução aprovada pelo TRE fluminense na noite de ontem (2/12), os partidos políticos deverão promover entre os dias 15 e 19 deste mês convenções para deliberar sobre coligações e escolha de candidatos a prefeito e vice. O registro das candidaturas deverá ser feito no cartório eleitoral de Valença até as 19 horas do dia 20.

A partir do dia 21 de dezembro, será permitida a propaganda eleitoral, inclusive pela internet. Já a propaganda gratuita no rádio e na TV será veiculada de 6 de janeiro a 3 de fevereiro, quando também termina o prazo para debates e comícios. A eleição suplementar para prefeito de Valença estava inicialmente marcada para o dia 3 de outubro passado, mas foi cancelada por decisão do TSE. O Tribunal alegou que o pleito suplementar municipal não poderia ser feito na mesma data das eleições gerais. (informações da Agência Brasil)