Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

Valorizar o servidor público é garantir que a população tenha acesso aos seus direitos

Quando o assunto é trabalho, qual é a primeira coisa que vem à mente? Remuneração? Carreira profissional, talvez? Sim, esses pontos são muito importantes para a vida de qualquer pessoa. Mas há um aspecto ignorado pelas narrativas hegemônicas sobre o mundo do trabalho: a coletividade.

Muitas pessoas não conseguem (ou não querem) enxergar o papel social que cada servidor cumpre. Toda atividade é responsável pela construção e pela manutenção dos laços que nos unem como sociedade. E, no serviço público, o vínculo entre o trabalho e o desenvolvimento social é evidente.

Os servidores públicos são os responsáveis por garantir à população os direitos que o Estado tem o dever de prover para que a sociedade funcione.

A atividade desses funcionários está diretamente ligada ao bem-estar da sociedade, pois são pagos pelos cidadãos e somente a eles devem servir. Ser funcionário público é mais do que ocupar um cargo ou realizar uma atividade: é assegurar aos brasileiros os direitos que já são deles, especialmente para aqueles das camadas mais desassistidas da sociedade.

Os servidores públicos cumprem essa função em diversas áreas. Da educação básica à superior, os professores superam a desvalorização e constroem diariamente o mais importante pilar de uma nação: o conhecimento. Na saúde, brasileiros de diversas formações e áreas do cuidado se desdobram para garantir a existência do Sistema Único de Saúde (SUS), uma referência mundial.

Na segurança pública, são os servidores que realizam o importante papel de vigilância e investigação, uma atividade vital para a sociedade. E não é diferente na Justiça. São os servidores públicos que atuam cotidianamente para que haja equilíbrio nas relações sociais e para que as injustiças sejam reduzidas.

O trabalho dos servidores público está diretamente ligado ao desenvolvimento social. Por isso, valorizá-los com melhores condições de trabalho e salários dignos é garantir uma sociedade melhor para todos os brasileiros sem exceção.

A população deve sempre duvidar dos interesses de quem insiste em dizer que os servidores são vilões. A missão social do servidor público, por essência, é fazer com que a população tenha acesso a seus próprios direitos.

Muitos daqueles que criticam a existência de serviços públicos e dos servidores geralmente escondem a vontade de impedir o acesso das pessoas a esses direitos. Ou simplesmente desejam que só tenham acesso a serviços básicos aqueles que puderem pagar por eles.

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe
1
Receba mais notícias por WhatsApp
Powered by