Skip to content

[Vida de Justiça] A assistente social que ouve, mas não é ouvida

O quinto episódio da série Vida de Justiça traz a história da analista judiciária Ana Lúcia Gomes de Alcântara, serventuária assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

À frente de diferentes âmbitos da prestação jurisdicional, Ana Lúcia relata que são as pessoas que estão atrás de cada processo que dão sentido ao serviço social: famílias muito empobrecidas, crianças que tiveram seus direitos violados, indivíduos que carecem de urgente ajuda. De Justiça.

Seja no combate à violência doméstica, nas funções administrativas ou no acolhimento de famílias, a serventuária se preocupa em humanizar sua atuação. Orgulhosa, há vinte e dois anos desempenha um importante papel na garantia dos direitos de milhares de pessoas.

Ana Lúcia quer fazer muito mais pelas pessoas que ela atende TJRJ, mas se sente desvalorizada. Diferentemente do que muitos pensam, os serventuários não recebem os altos salários e nem penduricalhos, por exemplo. Sem a reposição salarial – aguardada há mais cinco anos –, a assistente social vê sua situação financeira ficar cada vez mais fragilizada.

Isso, é claro, não a impede de exercer um excelente trabalho que beneficia inúmeras famílias, com sensibilidade e amor. O que a assistente social reivindica é ser ouvida, respeitada e reconhecida – tal qual age para com seus atendidos.

Assista ao episódio com Ana Lúcia para a série Vida de Justiça:

https://www.facebook.com/sindicatoSindjusticaRJ/videos/vl.2355945191325214/802059340225175/?type=1

Essa história é parte de sua luta, serventuário. Compartilhe-a em apoio à valorização da categoria.

Assista os episódios anteriores da série Vida de Justiça:

[Vida de Justiça] Episódio 1 – Técnica em Atividade Judiciária

[Vida de Justiça] Episódio 2 – A oficial de Justiça que se expõe a perigos diários para cumprir seu trabalho

[Vida de Justiça] Episódio 3 – A oficial de Justiça avaliadora que venceu traumas na carreira e hoje luta contra desafios da aposentadoria

[Vida de Justiça] Episódio 4 – A psicóloga que enfrenta a violência doméstica e familiar contra a mulher para salvar vidas

 

Fonte: Sindjustiça-PR

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega NATANAEL DE SOUZA RAMOS, aposentado, da Comarca deCampos dos Goytacazes. Natanael sempre participava de todas as atividades